Problema na Bomba de agua no Fiesta Rocam Hatch
Olá! Hoje vou apresentar um problema que aconteceu com meu Fiesta, que pode ajudar muitas pessoas na identificação do problema de abaixar o nível de agua no reservatório do radiador do Fiesta Rocam Hatch e que talvez também sirva para outros modelos de carro com o mesmo tipo de engenharia, que acredito que seja boa parte dos carros atualmente.
O nível de agua começou a abaixar do nada, começou com mais ou menos 500ml por mês, depois por semana, e nos últimos dias antes de eu fazer a troca da bomba de agua, já estava "abastecendo" por volta de 300uml por dia de agua.
Fui até um mecanico, e em conversa com ele, ele me deu uma dica muito legal para identificar se o problema é ou não bomba d'agua, ele disse o seguinte: Há necessidade de se reparar se o nivel de agua abaixa com o carro quente ou frio. Se for problema de mangueira, o carro costuma ter o nivel de agua abaixado quando está frio, porque os plásticos tendem a "encolher" e entre as junções fica mais facil de passar a agua e consequentemente vazar. Se o problema for bomba d'agua, o nível costuma abaixar com o carro andando, porque com o calor, o ferro tende a dilatar, e agua passa por entre esse vão, e o material da bomba d'agua é de ferro, então, o vazamento pode ser lá. Resumindo, agua abaixa com o carro frio, parado ? Mangueiras, junções e conexões. A agua abaixa com o carro quente ? Bomba d'agua ou o radiador.
No meu caso, era bomba d'agua, depois de andar mais ou menos 70km com o carro, num trajeto que faço frequentemente, o nivel abaixava bem, e quando o carro ficava parado por 1 ou 2 dias sem ligar, sem sair do lugar, o nivel permanecia inalterado.
Aproveitei e troquei a correia que a bomba d'agua, o ar condicionado, o alternador utilizam, porque nunca foi trocada, e o carro está com mais de 100.000km, e vi uma reportagem no Auto Esporte dizendo ser recomendado, mesmo sem apresentar defeito, porque a correia fica gasta, e pode começar a patinar, e isso pode influenciar na carga da bateria, no funcionamento do ar condicionado, na circulação de agua da bomba d'agua, e no consumo do veiculo, porque patinando a correia, o motor gira mais vezes para fazer a mesma coisa que faria com uma correia nova. Os custos foram:
Mão de obra em mecanica especializada: R$90,00
MB1A/8501/AA/P Bomba d'agua original Ford: R$125,00 na Ford Forte em Campinas.
7S6Q/ 6C301/BC Correia : R$126,00
Lembrando que a correia aí citada não é aquela do motor, que se troca com 60 ou 70k, dependendo do modelo do carro, está é dos acessórios do carro, no Fiesta utiliza-se corrente e portanto não é necessária a troca.
Abaixo segue algumas fotos da bomba d'agua antiga, a nova não tirei fotos.
O nível de agua começou a abaixar do nada, começou com mais ou menos 500ml por mês, depois por semana, e nos últimos dias antes de eu fazer a troca da bomba de agua, já estava "abastecendo" por volta de 300uml por dia de agua.
Fui até um mecanico, e em conversa com ele, ele me deu uma dica muito legal para identificar se o problema é ou não bomba d'agua, ele disse o seguinte: Há necessidade de se reparar se o nivel de agua abaixa com o carro quente ou frio. Se for problema de mangueira, o carro costuma ter o nivel de agua abaixado quando está frio, porque os plásticos tendem a "encolher" e entre as junções fica mais facil de passar a agua e consequentemente vazar. Se o problema for bomba d'agua, o nível costuma abaixar com o carro andando, porque com o calor, o ferro tende a dilatar, e agua passa por entre esse vão, e o material da bomba d'agua é de ferro, então, o vazamento pode ser lá. Resumindo, agua abaixa com o carro frio, parado ? Mangueiras, junções e conexões. A agua abaixa com o carro quente ? Bomba d'agua ou o radiador.
No meu caso, era bomba d'agua, depois de andar mais ou menos 70km com o carro, num trajeto que faço frequentemente, o nivel abaixava bem, e quando o carro ficava parado por 1 ou 2 dias sem ligar, sem sair do lugar, o nivel permanecia inalterado.
Aproveitei e troquei a correia que a bomba d'agua, o ar condicionado, o alternador utilizam, porque nunca foi trocada, e o carro está com mais de 100.000km, e vi uma reportagem no Auto Esporte dizendo ser recomendado, mesmo sem apresentar defeito, porque a correia fica gasta, e pode começar a patinar, e isso pode influenciar na carga da bateria, no funcionamento do ar condicionado, na circulação de agua da bomba d'agua, e no consumo do veiculo, porque patinando a correia, o motor gira mais vezes para fazer a mesma coisa que faria com uma correia nova. Os custos foram:
Mão de obra em mecanica especializada: R$90,00
MB1A/8501/AA/P Bomba d'agua original Ford: R$125,00 na Ford Forte em Campinas.
7S6Q/ 6C301/BC Correia : R$126,00
Lembrando que a correia aí citada não é aquela do motor, que se troca com 60 ou 70k, dependendo do modelo do carro, está é dos acessórios do carro, no Fiesta utiliza-se corrente e portanto não é necessária a troca.
Abaixo segue algumas fotos da bomba d'agua antiga, a nova não tirei fotos.
Muito legal. Foi muito claro nas suas explicações. Estou com este problema. Obrigada por me ajudar
ResponderExcluirTbm estou com esse problema e reparei queno vazamento é justo perto da correria do alternador onde fica mais ou menos a bomba d'água obrigado foi bem esclarecedor...
ResponderExcluirMeu fiesta baixa agua mas nao tem vasamentos nem ferve e nem sobe temperatura e a agua com 1 minuto ja ta bem quente..p
ResponderExcluirOq pode ser
AMG de uma olhada no reservatório e tampa pois podem estar trincados o que faz a água evaporar.
ExcluirNecessariamente a água quando o carro está funcionando abaixa e quando o desligamos ela volta TD pro reservatório?
ResponderExcluirJusto o que procurava sobre defeitos comuns do alternador. Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirMeu fiesta está vazando água na bomba será possível que seja a bomba.
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