Colocando lampadas de led no Fiesta Rocam Hatch

Para trocar as lampadas convencionais por lampadas de LED nas lanternas traseiras do Fiesta, comprei os seguintes itens:

Lampada 2 pólos led branco (2 pólos = luz da lanterna e freio na mesma lampada) :

Lampada 1 pólo led branco :

Lampada 1 pólo led amarelo (duas opções disponíveis):

Resistor (6Ω 50W) para as lampadas do pisca:

E será necessário as seguintes ferramentas:

Alicate de bico
Isolante
Chave de boca 8mm
Chave Philips

Para efetuar a troca, é necessário remover a lanterna por completa do carro, com a tampa do porta-malas aberta, retirando dois parafusos com a chave de boca 8mm, em seguida, não tente retirar ainda a lanterna, ou você poderá quebrar a fixação interior que a lanterna possui através de um parafuso e rosca, não sei por qual motivo existe, talvez para evitar que alguém tente levar sua lanterna apenas abrindo o porta-malas e desrosqueando dois parafusos, vai saber, mas então, esta rosca deve ser removida, consegui com um alicate de bico mesmo, e removendo a forração do porta-malas do carro, remover a forração não deu trabalho e também não estragou nada, depois coloquei de volta numa boa.

Após remover a lanterna, é necessário retirar os 4 parafusos com chave philips, e substituir as lampadas comuns pelas lampadas de led. Estas lampadas de led que citei acima foram escolhidas porque depois de vários testes, cheguei a conclusão que poucos lampadas com poucos leds ficam muito fracas, comparando com lampadas convencionais, portanto, sugeri as lampadas acima porque todas tem muitos leds e a iluminação fica no minimo igual ao de uma lampada convencional.





Após a substituição, coloque o plugue da lanterna novamente e faça um teste somente para ver se todas as lampadas funcionam adequadamente, se não há nenhuma queimada ou com algum LED queimado, e para testar os piscas, utilize o "pisca-alerta" do seu carro e não as setas, porque as setas farão com que a velocidade do pisca fique bem mais rápida, isto ocorre por um motivo de segurança para avisar ao condutor que há alguma lampada de pisca queimada no carro (o resistor corrigirá isto).

Logo após ser verificado que todas as lampadas estão funcionando corretamente, será necessário colocar os resistores para evitar que os piscas fiquem muito rápido. Para isso, será necessário verificar qual é a fiação que chega nas lampadas de pisca da sua lanterna. No meu caso, conforme a imagem abaixo, são os pares em destaque, portante, utilizando os conectores que vieram com o resistor fiz a ligação conforme o passo a seguir.


No conector, deve ser colocado um fio que faz parte do par de fios do pisca, e um fio do resistor (o resistor não tem positivo/negativo, portanto, pode ser qualquer fio), por exemplo, no meu caso, em um dos conectores coloquei o fio que vai para o pisca positivo (azul e vermelho) e um fio do resistor (verde), fechei o conector bem fechado com o alicate de bico, e em seguida coloquei o outro fio negativo (preto) que vai para o pisca e o outro fio do resistor (verde também) no outro conector e fechei com o alicate de bico também. Quando fui testar, as setas continuavam piscando mais rápido que o comum, e então apertei mais o conector, e funcionaram perfeitamente.




E então, é só voltar tudo ao ser lugar, e pronto. Uma dica para ficar atento é que o resistor esquenta bastante se utilizado por muito tempo, portanto, deixem em contato somente com a carroceria, eu deixei no próprio local que tem no porta-malas onde estão os cabos, mas não em contato com os cabos, que vão para cima, e o resistor ficou encostado no assoalho embaixo.

A seguir, uma foto e um vídeo curto mostrando os LEDs funcionando a noite, o branco, da ré, a luz de freio, e pode ser percebida a diferença da lampada de LED e convencional olhando o brake light com a convencional e o freio com LED, quando solta o pé do freio, o brake light demora para apagar, e isso vale para o acendimento, que o LED é feito de forma quase que instantâneo, e a lampada convencional demora mais para acender e apagar, e a luz de pisca no final do vídeo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Problema com sensor de velocidade no Fiesta Rocam

Trocando água do radiador no Fiesta Rocam

Trocando o sensor de velocidade