1 de junho de 2013

Problema com sensor de velocidade no Fiesta Rocam

Há algum tempo atras tive um problema com o sensor de velocidade do Fiesta, este problema teve que ser encaminhado a uma auto-elétrica, neste caso, encaminhei para o Monza Auto Elétrica, e por r$180 foi resolvido o problema, com a troca de uma peça (especie de chicote) que pelo que entendi fica próxima a caixa de roda dianteira do lado do motorista. Através do que pesquisei na internet, esta peça costuma dar problema as vezes por defeito na própria peça ou por causa de água, como o meu carro não enfrentou nenhum enchente, só ruas um pouco alagadas, o que é normal com uma chuva forte de verão, fico ainda com a primeira opção para o meu caso, talvez a peça estivesse com defeito.

O erro que acontece é que a velocidade, o hodometro e o conta-giros começam a ficar um pouco malucos, e sobem e descem frequentemente, e de repente, tudo volta ao normal, e acabei deixando para lá, porque era por um curtissimo periodo de tempo, mas pouco antes de eu trocar esta peça, o problema começou a acontecer frequentemente, e toda vez que eu ligava o carro pela primeira vez no dia, demorava uns 10 minutos para funcionar o painel todo completo. Após a troca, o problema foi resolvido. Abaixo segue uma imagem de como ficava em um momento de pane, e outras vezes todos os campos numéricos ficavam com traços e não mostrava nem o 2008 que aparece na imagem.

Mas mesmo com este problema, acho que ainda estou no lucro, há quase 3 anos com o carro, foi o único problema que ocorreu até agora, e o engraçado é que aconteceu 2 meses após o fim da garantia...



(06/11/2013) Esta peça voltou a dar problema novamente, desta vez gastei R$165 para trocar e fui informado novamente que esse problema é muito comum no Fiesta, e abaixo tem um vídeo que fiz do momento em que o ponteiro fica maluco.


36 comentários:

  1. Eu tambem tive o mesmo problema e pelo que vi na internet ele é recorrente. Foi o unico problema até hoje, levei na autorizada e me cobraram 200 reais, mas acho que isso deveria ser parte de um recall.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tendo o mesmo problema do sensor do velocímetro no meu Fiesta Hatch 2013. Concordo que devido a quantidade de problemas relatados deveriam realizar o Recall da peça.

      Excluir
  2. Tambem estou com um problema idêntico e começou da mesma forma, aos poucos até parar de vez. Ainda não encaminhei para conserto e agora com mais informações sobre isso fica mais fácil. Pelo que pesquisei na internet é um problema que está acontecendo com diversos consumidores. Acho que a Ford deveria mesmo ver a possibilidade de recall... pelo visto vai perder muitos clientes!

    ResponderExcluir
  3. estou com um problema no meu fiesta sedan 2006 de vez em quando ele apaga todas as luzes de indicacao digital do painel (marcador de combustivel, temperatura do motor etc) ou ficam loucos subindo e descedo e ou ponteiros de indicacao de velocidade e contagiros travam e ou ficam ossilando, e ou as luzes de freio de mao acendem mas nao ha interferencia no funcionamento do carro, so aconteceu na primeira vez que o carro apresentou este defeito e entao ele parrou e so voltou a funcionar depois de umas 3 hrs. alguem poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  4. Na minha cidade, a elétrica ta trocando uma toda semana. E difícil ate pra achar a peça! Agora foi a minha vez! Recall urgente!!

    ResponderExcluir
  5. aconteceu comigo também, está intermitente, é projeto ruim da peça, a ford tem que se reponsabilizar, merece um recall. Vamos todos ao procon registrar queixa

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa tarde a todos e parabéns pelo blog.Tive o mesmo problema, meu velocimetro e o hodômetro zera. Comprei um sensor original aqui em salvador achei por R$80,00.após 4 meses tornou a dar problema, já tirei limpei, voltou a funcionar 2 dias e parou. A troca é bem simples vcs mesmo podem fazer.obrigado, qualquer duvida pode me contactar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. 1º Abra o Capo do Veiculo( com o motor frio).
      2º Destrave o sensor.(Fica próximo ao Reservatório fluido de freio)http://souzatechba.com.br/sensor.jpg
      2º Siga o fio que sai do sensor, desenrosque o sensor.(Eu só consegui tirar por baixo ).http://souzatechba.com.br/sensor1.jpg
      3º Faça o mesmo processo de forma contraria para colocar o Novo.(Aperte apenas com as mãos).
      4º Concluido o processo, de uma volta com o carro para que a luz amarela do painel se apague.

      Excluir
    3. Olá amigo, tudo bem ?aproveitando a incrivel coincidencia que o assunto esta recente e que peguei meu carro hoje mesmo.
      Comprei hoje meu fiesta sedan 1.6 2011, esta com somente 30.000km e cerca de 3 horas depois +- ele deu umas falhadas no ponteiro de velocidade e ficou no zero, após uns 10 minutos ou 15 acendeu a luz amarela, é normal acender após o problema no velocímetro ou só acende por outros casos ? irei levar devolta na loja para resolver o problema mas então terei esse problema constantemente será? a questão do pinhao é verdadeira ou não ? abraço

      Excluir
    4. Ola Jessica, comigo aconteceu o mesmo, por volta dos 25.000km, o ponteiro fica maluco ou vai para o 0, e em então a luz amarela de alerta acende. Acredito que trocando o sensor de velocidade, o problema da luz amarela já se resolve, igual aconteceu comigo, mas sobre o pinhão, não sei se é verdade, não conheço muito bem sobre esse assunto.

      Excluir
    5. Valeu Leo! vou montar um guia caso eu tenho a oportunidade de fotografar um caso idêntico ou aconteça com o meu pela terceira vez! Obrigado!

      Excluir
    6. Boa noite Jessica, em relação ao pinhão, por se tratar de uma peça plastica,onde o sensor de velocidade é instalado, desconfiei dele.Estou tentando me aprofundar nesse problema.Segundo um eletricista automotivo, pode ser também um problema no chicote do sensor hall.Assim que tiver maiores detalhes eu posto pra vcs.

      Abraços.

      Excluir
    7. Valeu Leo mais uma vez, pelas dicas.

      Excluir
    8. leo o seu a luz de ré e as setas tbm não funcionava ???

      Excluir
    9. Bom dia Jeferson, sim estão todas funcionando.

      Excluir
  7. Estava futucando na NET e vi possível problema no sensor de velocidade, pode não ser o sensor e sim o pinhão.se alguem poder me confirmar essa informação. Segue linkhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536093273-pinho-do-sensor-de-velocidade-ford-novo-fiesta-93zt17271ba-_JM

    ResponderExcluir
  8. Comprei o carro 0km em junho/2011. Com menos de um mês apresentou problemas no sensor de velocidade. Agendei e levei na concessionária, lá não apresentou o problema. Disseram: quando aparecer traga logo aqui! E assim aconteceu. Trocaram o sensor e voltou ao normal. De vez em quando aparece e depois volta ao normal. Aparece principalmente quando enfrento ruas alagadas. Quando levei na concessionária, a funcionária falou que já haviam detectado este problema em outros fiestas. RECALL JÁ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados no meu Fiesta 2011 tb acontece esse problema. Sugiro a todos ligarem pro 0800 703 3673 para efetuar uma reclamação formal. Eu fiz isto. Quanto mais consumidores fizerem, conseguiremos provavelmente um RECALL.

      Excluir
  9. Tenho um fiesta 11/12 e comigo acontece bem parecido ... mas nao com muita frequencia (acho q foram umas 4 vezes por ano).... normalmente quando estou na estrada viajando, a uns 100km/h, ai ele desce até 60km/h, indica o aviso de limite de velocidade atingido e ja retorna ao normal..... fui na concessionária... na primeira vez não detectaram nada de problema (ainda estava na garantia o carro)..... ai na 2a e 3a vez, falaram q tinha acabado a garantia e pra arrumar ia ficar em torno de 250 reais... ai não arrumei e aprendi (infelizmente) a conviver com esse problema.

    PS: Excelente BLog

    ResponderExcluir
  10. Meu Ford KA 2010/2011 tem problema parecido.

    Comprei o carro zero. Com seis meses ele apresentou o seguinte problema: O velocímetro fica zerado ao sair com o carro.

    Só depois do motor "esquentar", depois de 2 a 5 minutos é que o velocímetro começa a indicar normalmente.

    Se for sair com o carro "frio" e com o ar-condicionado ligado, a rotação fica baixíssima, perto de "morrer".

    Se for sair de ré. Esqueça. Melhor esperar uns 5 minutos.

    Levei ele na Concessionária, ainda na garantia, e disseram que o problema era intermitente e teria que deixar o carro 24h, ou então o problema aparecer de vez.

    Resumindo: aprendi a conviver com essa anomalia.

    Obrigado Ford!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este problema parece ser mais grave do que o do sensor de velocidade, que não impede de andar com o carro.

      Excluir
    2. Prezados no meu Fiesta 2011 tb acontece esse problema. Sugiro a todos ligarem pro 0800 703 3673 para efetuar uma reclamação formal. Eu fiz isto. Quanto mais consumidores fizerem, conseguiremos provavelmente um RECALL.

      Excluir
  11. meu carro é 2014 e ja é a segunda vez que acontece isso, e juntamente a luz de ré e setas não funciona com vcs aconteceu o mesmo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson, comigo nunca aconteceu isso, o problema do sensor acontece de forma isolada, apenas o velocimetro e o odometro param de funcionar, e o computador de bordo que fica meio maluco, mas faróis, luzes de ré e setas continuam a funcionar normalmente.

      Excluir
  12. estou com o mesmo problema no fiesta 11/12 1.6, o computador de bordo fica só tracinhos, o carro não trava só, esse problema influi no medidor de combustivel e radiador???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rodrigo, não? pois creio eu que neste caso o medidor de combustivel e radiador usam outros sensores.

      Excluir
  13. estou com o mesmo problema! ja tinha acontecido duas vezes, mas com uma limpeza na conexão do sensor com o chicote resolveu, só que agora parou de vez, vou tentar pegar emprestado com um amigo o sensor de um focus que tmbm é zetec rocam 1.6 e deve ser o mesmo sensor, volto a escrever após o resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vinicius, cada veiculo tem seu sensor especifico.Então sugiro que consiga um para o modelo do seu veiculo.

      Excluir
  14. ::CURIOSO:: Bom dia a todos do Blog.Como estamos com o mesmo problema de "sensor de velocidade",novamente comprei um sensor original.Tenho um SOM pesado no carro. pedi a um amigo para levar o carro na empresa onde ele trabalha para o mecânico olhar esse problema do SENSOR.Segundo o colega, o mecânico olhou,olhou e achou um fio ressecado, trocou o fio e constatou que o problema é elétrico.Por que? quando ligo a chave na ignição fica tudo normal, mais quando ligo o carro apaga tudo.Então ele supôs que a bateria do carro não estar jogando corrente suficiente para o sistema do sensor.Por isso que quando vc liga o carro some tudo.Em relação ao SOM, só para vcs entenderem, antes de trocar a bateria, toda vez que ligava o carro o som ligava sozinho.Quando troquei a bateria nova tive 2 surpresas. 1º O sensor voltou a funcionar (ja faz 3 meses), 2º O SOM so liga quando eu der o comando.RESUMINDO VAMOS VERIFICAR O ESTADO DA BATERIA DO CARRO, E VER SE HA ALGUM FIO RESSECADO.

    Att,
    Leonardo
    Whatsapp 71 87672532

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal, estou com o mesmo problema, e agora está mais comum, coisa que só ocorria de vez em quando, pensei até em esperar chegar a época da revisão para fazer um serviço só. O velocímetro fica doido e o hodômetro fica com os tracinhos. Só agora me preocupei, pois, resolvi ficar de olho, para memorizar a km que ele para, e depois que voltou ao normal, a quilometragem estava a mesma. Ou seja, embora ele não zera mas, ele também não conta o tempo que ficou parado, o que é ruim, pois, não poderemos mais confiar nos valores informados, algo que é importante para saber a época da revisão, ou trocar algumas peças.

    O meu começou a apresentar problemas com 23.000. E agora que o amigo postou, como trocar, vou me aventurar a fazer isso.

    ResponderExcluir
  16. Prezados no meu Fiesta 2011 tb acontece esse problema. Sugiro a todos ligarem pro 0800 703 3673 para efetuar uma reclamação formal. Eu fiz isto. Quanto mais consumidores fizerem, conseguiremos provavelmente um RECALL.

    ResponderExcluir
  17. Meu Fiesta 2007/8 esta apresentando esse problema. O ponteiro oscila e também fica parado no zero.E mais, agora uma luz que indica que se deve procurar uma concessionária fica acesa constantemente.

    ResponderExcluir