Trocando água do radiador no Fiesta Rocam

Para trocar a água do radiador do Fiesta Rocam Hatch, é necessário os seguintes itens:

Alicate de bico
Chave de boca 8mm

E as produtos que foram comprados para a troca são:

1 reservatório de água do radiador original (por volta de r$113)
1 tampa para reservatório de água do radiador original (por volta de r$10)
3 litros de liquido de arrefecimento (encontrei por r$22/Litro)

Para realizar a troca da água, o primeiro passo, é deixar o motor frio, e bem frio, porque será necessário reabastecer com água fria, em alguns postos os frentistas costumam realizar essa troca em cerca de 1 hora, mas tenho minhas suspeitas não quanto ao procedimento de troca, que é bem simples, mas sim ao passo em que não esperam o motor esfriar completamente, percebi isso quando vi um frentista trocando a água com um motor "teoricamente frio" e quando foi colocando a água no reservatório, era possível ver o vapor da água saindo, podem até alguém dizer que isto é normal, mas eu pelo menos não acredito nisso.

Continuando, após certificar que o motor esta frio, com um alicate de bico pressione as duas partes da presilha que possui na mangueira superior do reservatório, conforme indicado na figura abaixo e retire esta mangueira do reservatório e como ela é comprida, você pode movimenta-la por entre o motor e deixa-la o mais próximo do chão, onde irá escorrer toda a água que passa pelo motor.





Retire a tampa do reservatório, e a água já começará a escorrer pela mangueira que foi retirada, e então, ligue o motor e mantenha sempre uma mangueira com água limpa no reservatório de água para ir "completando" o nível, para o motor não ficar sem água, e faça isso até perceber que a água que esta saindo pela mangueira que foi retirada do reservatório do radiador está limpa.

Após verificar que a água esta saindo realmente limpa, o próximo passo é desligar o motor, e retirar o reservatório de água do radiador (caso não queira efetuar a troca, pule para o passo seguinte), mas aconselho a troca caso esteja na mesma situação que estava o meu conforme imagem abaixo.

Esta primeira troca de água no meu Fiesta foi feita com 50000km, e sempre tive a sensação de que o produto utilizado pela concessionaria não era de boa qualidade, porque na foto abaixo é possível reparar o nível de ferrugem que o reservatório acumulou durante 50000km, tive um Ford Ka antes deste carro, e eu mesmo fazia a troca de água com os produtos que eu comprava da [censurado], e com 50000km, o reservatório nunca ficou tão sujo assim.


Para efetuar a troca do reservatório, utiliza a chave de boca de 8mm e retire o parafuso que fixa o reservatório na carroceria, e então utilizando o alicate de bico, retire a mangueira inferior que está acoplada no reservatório, conforme imagem abaixo.




Após retirar o reservatório, faça a substituição seguindo o procedimento contrário de retirada, mas somente deixe fixado a mangueira inferior, a mangueira superior deve ficar na mesma posição que utilizou para tirar a água suja do radiador, ou seja, virada para baixo mais perto do chão que puder, conforme imagem abaixo.




Agora, coloque a água limpa novamente para completar o nível no reservatório novo, e então pegue os 3 litros de solução para radiador que foram comprados, no caso aqui, e deixe-os aberto e pronto para ser utilizado próximo ao carro. O próximo passo é ligar o motor do carro, e conforme o nível da água for baixando, completar com liquido de arrefecimento até utilizar os 3 litros que devem ser adicionados (conforme manual na figura abaixo, são quase 6 litros e a proporção é 50% de água e 50% de solução para radiador), e então após adicionar toda a solução, é necessário olhar atentamente quando a água que esta saindo pela mangueira vai mudar de agua limpa para a cor da solução do radiador. Quando isto acontecer, desligue o carro, e plugue a mangueira no local correto do reservatório de água, conforme figura abaixo.



Então, agora já terminou toda a troca do reservatório do radiador, e a solução completa está adicionada ao sistema de arrefecimento, portanto, agora é hora de completar com água o reservatório até atingir o nível necessário conforme lateral do reservatório na marca MAX. Complete o nível e deixe o motor funcionar em marcha lenta por alguns minutos com a tampa do reservatório aberta. E é isso. a troca esta feita.

Caso verifique que a condição da água está muito ruim, há um procedimento em que consiste em colocar um produto da [censurado] no reservatório e deixar por 7 dias para limpar o sistema todo, no próprio site da [censurado] tem o procedimento, através da página de compra do produto, o [censurado]. Caso julgue necessário, é só realizar o mesmo procedimento citado até agora, e ao invés de colocar o liquido de arrefecimento após a limpeza do sistema, coloque o [censurado] e então depois de 1 semana, execute o mesmo procedimento colocando o liquido de radiador.

Um ultimo aviso, já vi muitas versões de como trocar a água do radiador, de frentistas, de "especialistas" de auto-peças, de blogs, de mecânicos, e a que estou passando aqui é a que achei mais correta, e cabe a cada um ver se entende da mesma forma e aplicar.

Comentários

  1. Olá, a valvula termostatica só abre com a temperatura já alta, então neste caso o motor ainda não abriu a valvula, não vai ficar toda agua velha no bloco do motor?

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    1. Amigo, solte a mangueira entes da válvula termostática, jogue agua com pressão na mangueira que vai atrás do bloco do motor, com esse procedimento sairá toda agua suja que esta alocada no bloco.

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  2. Putz, quase achei completo faltou falar se precisa esperar abrir a válvula termostática.

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  3. Creio que se a válvula termostática não abrir de nada adiantará este procedimento todo. Logo o motor precisa estar quente enquanto faz este processo de troca e lavagem das galerias do bloco do motor. A água vai sair suja e quente até que se limpe por completo.

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  4. Ele falou que se faz a limpeza com o carro ligado , ( então uma hora a válvula termostática vai abrir)

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  5. a situação de motor quente, também serve para a lavagem do mesmo, tem que estar frio, tem risco de empenar o motor com choque térmico................

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  6. VOU FALAR... LEVEM O CARRO EM UMA AUTORIZADA FORD, PAGUEM O ALTO VALOR E FIQUEM DE BOA.
    O CARA ENSINOU TUDO E AINDA ASSIM VEM UNS BABACAS FALANDO ASNEIRA.

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  7. Faltou dizer que precisa colocar o seletor de temperatura do ar no mais quente, para que a água que fica acumulada neste pequeno radiador também circule e seja trocada

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Sem dúvida. Se não fizer isso (colocar o seletor de temperatura do ar no mais quente), é certeza apodrecer o radiador de ar quente - experiência própria.
      Outra coisa: Não é adequado usar água da torneira, cheia de sais minerais, além do indesejado flúor e do corrosivo cloro. Já que está economizando na mão de obra, invista em alguns litros de água desmineralizada, no total uns 15 litros. Digamos que custe 5 reais o litro, são 75 reais (abril de 2021) mais uns 90 pelos 3 litros do aditivo original (laranja).
      Aqui vai uma observação de ecochato: JAMAIS jogue direto no chão o líquido de arrefecimento velho, que sai do motor. Nem o novo, claro. Coloque baldes, galões, cubas, bacias, ou qualquer conteiner capaz de conter o líquido quente, escuro e malcheiroso que sairá das entranhas do Fordinho. Poético, não? Orgânicos ou inorgânicos, fluídos de arrefecimento contêm em sua formulação derivados de etilenoglicol, substância que lhes confere as propriedades anticongelantes e, principalmente, aquelas que elevam o ponto de ebulição da H²O, visto que um Fiesta ou Ka Flex, quando tocados a álcool, ops, a etanol, abrem a válvula termostática a exatos 105ºC - o preparado, na diluição exata, eleva a temperatura de fusão da água aos 107ºC, o que faz com que a "água" não ferva. Enfim, o etilenoglicol é extremamente nocivo ao meio ambiente, justamente por conta dessas propriedades, boas para automóveis, péssimas para seres vivos. Basta ver o caso da cerveja de MG que matou umas pessoas por causa dessa substância...
      Portanto, são "totalmente excelentes" as dicas do companheiro Anônimo, um ótimo texto, com argumentações e dicas muito bem explicadas, além de ricamente ilustrado. Seguindo-as e complementando-as com mais estas informações técnicas, seu Fiesta trabalhará sempre entre os 90 e os 105ºC, sem ferver. Não deixe de verificar e substituir a tampa do reservatório e os sensores de temperatura, válvula termostática e seu horrendo suporte de plástico, que em contato com água torneiral ou mineral que seja, ressecam e quebram.
      Só para não parecer presunçoso, já estraguei muitos sistemas de arrefecimento do meu Fiesta por não observar "coisinhas idiotas" como estas. Água desmineralizada, girar o botão do ar quente para o máximo quando for drenar o sistema de arrefecimento e, quem diria, a mais insuspeita das vilãs: a tampa do reservatório de expansão. Tenho meu Fiesta sedan Flex 2008 Prata Riviera (sim, é dourado) desde 2008 e não pretendo me desfazer dele. São quase 13 anos, 150k quilômetros e três substituições do sistema de arrefecimento. A última, para reinstalar um radiador de ar quente apodrecido e isolado por uns cinco anos. Só isso me custou 1,5k dinheiros em setembro de 2020. Tem que desmontar todo o painel de instrumentos, um horror. Mas como todo bom inglês, "has a lion's hearth".

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  8. Quantos litros vai de água desmineralizada no radiador do FIESTA ?

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    1. 3 litros de aditivo mais 3 litros de água desmineralização.

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    2. Boa tarde!! Pode colocar somente aditivo no lugar dessa água?

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  9. Ótima dica, mas uma pergunta: Os 3 litros de aditivos que você se refere é o concentrado ou o diluído? Aguardo.

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    1. No caso do diluído o certo a se colocar é somente o aditivo , no meu caso mesmo sendo o diluído eu coloco 3 de aditivo e 3 de água desmineralizada , porque a água desmineralizada não e prejudicial , aditivos concertado só indico aqueles das motorcraft o resto não confio muito boa noite espero ter ajudado lembrando que o aditivo diluído melhor do mercado que eu vi e comprovei até hoje foi o wurth

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  10. A água certa para ser utilizada en qualquer veículo,é a água DESMINERALIZADA com a porção certa de aditivo.

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  11. Vi alguns comentando sobre a água que está no bloco do motor , neste caso eu faço o seguinte compro 6 litros de água desmineralizada ultilizo por um dia somente com a água , logo depois com carro frio refaço a troca novamente , com a grande concertação de água limpa , a do bloco se mistura e se torna mais fácil limpar sem complicações refaz a troca só que desta vez com 3 litros de aditivo e 3 de água desmineralizada , dependendo do veículo com ar condicionado e sem ar a diferença na quantidade caso queira um procedimento mais não completo e sem complicações aconselho levar na oficina da forte oficial , boa noite pessoa e curta seu fiestao

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  12. Mais o processo está ótimo para quem não quer ou não pode pagar um alto valor comportando post acima

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