Trocando o sensor de velocidade

E ae pessoal! Há algum tempo estou tentando publicar um descritivo de como trocar o sensor de velocidade, finalmente arrumei um tempo para isso.

Seguinte, se o seu velocímetro esta como o mostrado abaixo, o problema pode ser de dois tipos, ou o sensor, ou o pinhão. Torça para ser o sensor, mais barato, e fácil de trocar, que pode ser feito por você mesmo, senão, só mecânico, conforme o outro post que coloquei aqui no blog:



Para identificar se é o sensor realmente o motivo do problema, temos que fazer da seguinte forma:

- Retirar o plug do sensor que está acoplado no pinhão (perto da embreagem)

- Girar o palitinho dentro dele, e outra pessoa tem que olhar o velocímetro para ver se está girando, caso esteja girando, o seu sensor não está com problemas, e aí o problema é com o pinhão, e você pode ver como resolver este problema no outro post que fiz neste mesmo blog sobre problema no sensor de velocidade.

- Caso o velocímetro não se mexa quando você mexe o palitinho dentro do sensor de velocidade, então, o problema pode ser somente o sensor, para trocar, siga as imagens baixo para identificar onde está o sensor:



Plugue do sensor de velocidade

O plugue fica muito próximo, ao lado mesmo, do reservatório de fluído do freio (que por curiosidade ouvi dizer que é o mesmo que lubrifica a embreagem). Você deve seguir esse cabo do sensor de velocidade que vai descendo para o meio do motor, mas é super simples de seguir, e o espaço cabe o braço, mas você vai ter que se sujar um pouco, e fazer isso com o motor frio!

Seguindo o cabo, você vai chegar nesse local abaixo:


Este é o plugue de baixo do sensor de velocidade, basta desrosquear, talvez de uma emperrada porque está a muito tempo ali, mas com um pouquinho (pouco mesmo, para não forçar o pinhão) de força, dá pra tirar numa boa.

Agora é a hora de testar o palitinho que você vai ver dentro do plugue do sensor de velocidade, gire ele, e peça para alguém olhar o velocímetro e hodômetro do carro, se vão se movimentar, caso não de sinal de vida, quer dizer que o sensor tem um problema, caso gire, aí o problema provavelmente é com o pinhão, mas aí aconselho a ler o outro post que eu coloquei sobre isto e depois ir a um mecânico.

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