Filtro de ar e filtro separador do Fiesta Rocam Hatch 1.6

Para trocar o filtro de ar e filtro separador em concessionária, você gostaria em média 100 reais, contando 30min de mão de obra, mas as peças. Em um posto de combustível você gasta em média R$42 reais (mas tem que comprar o filtro separador no setor de peças da concessionária, porque nunca possui nos postos), um valor bem mais em conta, e agora, a parte mais interessante, trocando você mesmo, você pode gastar incríveis R25 para trocar o filtro de ar e filtro separador se você mesmo trocar.

Em Campinas-SP comprei o filtro de ar na Acacia Auto Peças por R$18 e o filtro separador na Ford Forte por R$7, e com as duas peças em mãos, veja abaixo como é simples fazer a troca, e em 10minutos no máximo eu troquei tudo.

Primeiro, você vai precisar:

Chave Philips

Produtos comprados foram:

Filtro de ar
Filtro separador

Para efetuar a troca, você precisa retirar os 4 parafusos nesta caixa de plástico bem no centro do capo.


Após retirar os parafusos, basta levantar um pouco do lado esquerdo da tampa para poder visualizar o filtro de ar e logo abaixo dele, o filtro separador, se preferir, pode desparafusar a saída de ar do filtro (este cano do lado direito na imagem) para pode abrir a tampa por completo, mas não é necessário para a troca.


Após visualizar a imagem acima, basta retirar este filtro e o filtro separador que esta abaixo e provavelmente sujo de óleo.


Faça uma pequena limpeza neste local onde fica o filtro separador para não sujar o filtro novo com óleo, eu utilizo estopa ou papel toalha mesmo. Em seguida, basta colocar o filtro separador conforme a imagem abaixo, e é possivel verificar que ele possui um corte que se encaixa perfeitamente no local do filtro, portanto, preste atenção a posição dele. Em seguida, coloque também o filtro de ar da mesma forma que estava o antigo.




E é isso, basta agora fechar novamente a tampa da caixa de ar, lembrando que atras dela possui ganchos para fixação, conforme imagem abaixo, não é nada complexo, mas de uma olhada atras, verifique o mecanismo que é bem simples, e feche a tampa. Quando for ser parafusado novamente, puxe a tampa um pouco para frente da caixa, para não ficar espaços abertos na caixa do filtro de ar. E está pronto, está trocado o filtro de ar e filtro separador por um preço bem mais justo do que na concessionária. Eu costumo trocar a cada 15.000km, porque percebo que isso influencia no consumo de combustível quando esta muito sujo.



Abaixo um comparativo de antes e depois:




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